Exportações de viagens e turismo recuam 79% em junho
As exportações de bens e serviços encolheram 25,9% em junho face ao mesmo mês do ano passado, revelam os dados publicados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal, destacando a redução de 79% nas exportações de viagens e turismo
O sector do turismo tem sido um dos mais penalizados pela pandemia de Covid-19 e os números expressam com clareza o impacto na economia portuguesa, onde tem grande peso na atividade económica e nas exportações. Mais ainda o sector tarda em sentir uma retoma da atividade.
Os dados do Banco de Portugal sobre a Balança de Pagamentos, publicados esta quarta-feira, indicam que em junho as exportações de bens e serviços caíram 25,9% em termos homólogos. E o banco central destaca as viagens e o turismo, onde as exportações encolheram 78,7% em junho face ao mesmo mês do ano passado.
Já as importações de bens e serviços recuaram 23,4% em junho em termos homólogos, com a quebra a sentir-se também de forma marcada nas importações de viagens e turismo (menos 57,4%).
Como resultado o saldo das viagens e turismo, tradicionalmente forte no comércio externo português, diminuiu 967 milhões de euros em junho, indica o Banco de Portugal.
Olhando para o conjunto do primeiro semestre do ano, o banco central constata que o saldo conjunto das balanças corrente e de capital foi negativo, em 1985 milhões de euros, agravando-se face ao défice de 1662 milhões de euros em igual período de 2019.
Este saldo "resulta dos défices das balanças de bens e de rendimento primário, que foram apenas parcialmente compensados pelos excedentes das balanças de serviços, de rendimento secundário e de capital", aponta o Banco de Portugal.
Fonte: https://expresso.pt/economia/2020-08-19-Exportacoes-de-viagens-e-turismo-recuam-79-em-junho