Portugal e Reino Unido negoceiam corredor aéreo turístico para o Verão
O Reino Unido e Portugal - e o Algarve em particular - podem ficar ligados, durante o Verão, através de um corredor aéreo turístico, que está a ser negociado pelos governos dos dois países.
A possibilidade foi levantada na passada terça-feira, pelo jornal inglês The Sun e, este sábado, o Jornal de Notícias avançou que as negociações estão a decorrer.
O The Sun explicou que Grant Shapps, secretário dos Transportes britânico, no mesmo dia em que anunciou que, a partir de Junho, haverá quarentena obrigatória de 14 dias, para quem chega ao Reino Unido, deixou no ar a possibilidade de criar «algo como pontes aéreas, permitindo que pessoas de outras regiões e países, que tenham níveis baixos de infeção do vírus, possam vir para o país».
Ora, o jornal The Sun realça que «Portugal tem sido considerado um país-modelo na sua resposta à crise do coronavírus» e que, tendo o Algarve, 361 casos, esta é uma possibilidade em aberto.
João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, citado pelo jornal inglês realçou que «há uma grande comunidade britânica a viver no Algarve ansiosa para trazer a sua família e amigos, como costumam fazer todos os anos. Então seriam muito boas notícias e uma oportunidade para que o possam fazer».
Boas notícias que podem mesmo vir a concretizar-se, uma vez que segundo a edição deste sábado do Jornal de Notícias, o Governo português está a negociar com o Governo britânico a criação de corredores bilaterais para o turismo.
De acordo com o JN, que cita fonte do gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo «está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival».