Portugal é o 56.º país mais feliz do mundo. Finlândia lidera pelo quinto ano consecutivo
Portugal voltou a subir no ranking mundial da Felicidade das Nações Unidas, ocupando agora a 56.ª posição. Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia foi "coroada" como o país mais feliz do mundo.
Portugal soma e segue. Depois de uma subida galopante em 2019 e de subidas mais amenas em 2020 e em 2021, este ano o país subiu duas posições no ranking mundial da Felicidade, ocupando agora a 56.ª posição. A Finlândia continua a encabeçar a lista elaborada pelas Nações Unidas.

Em causa está o ranking Mundial da Felicidade de 2022, elaborado pela Nações Unidas, que visa aferir o grau de felicidade dos cidadãos entre 146 países e com base em seis critérios distintos: o PIB per capita, a a expectativa de uma vida saudável, apoios sociais, a liberdade individual, a generosidade e a perceção de corrupção.
Segundo este ranking, Portugal ocupa agora o 56.º lugar, subindo duas posições face ao ano passado. Em 2019, Portugal tinha galgado 11 posições, ao subir para o 66.º lugar, tendo depois ascendido em 2020 ao 59.º lugar. O território nacional está à frente de países como a Grécia, China, Rússia, Ucrânia ou Turquia.
Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia foi "coroada" como o país mais feliz do mundo, com pontuações substancialmente acima dos pares. Ainda no pódio segue-se a Dinamarca e a Islândia. No top 10 constam ainda Suíça, Holanda, Luxemburgo, Suécia, Noruega, Israel e Nova Zelândia.
Ao longo dos últimos 10 anos, as maiores subidas deste ranking ocorreram na Sérvia, Bulgária e Roménia, ao passo que os maiores declínios foram registados no Líbano, Venezuela e Afeganistão. Os autores sinalizam ainda que detetaram, em média, uma tendência ascendente a moderada a longo prazo no que toca ao stress, preocupação e tristeza na maioria dos países, bem como "um ligeiro declínio a longo prazo na qualidade de vida". Recorde-se que o dia Mundial da felicidade assinala-se no próximo domingo.
Fonte: AICEP