O que ter em mente antes de começar a exportar!

08-04-2021

Assim como a logística e as entregas de última milha passaram por mudanças dramáticas nos últimos anos, a inovação também ajudou a impulsionar o transporte marítimo internacional. Embora a ruptura no transporte marítimo internacional não tenha sido tão potente quanto no primeiro do ponto de vista operacional, a tecnologia que está por trás dos processos de distribuição está em constante evolução. 

O acesso a informações tão detalhadas ao consumidor têm permitido personalizar a oferta e chegar ao consumidor de diversas formas.

As chaves de um bom plano

O que uma PME deve levar em consideração antes de começar a exportar? Para descobrir o mecanismo mais recomendado em cada caso, especialistas recomendam fazer uma pesquisa de mercado e definir que canal e estratégia a concorrência estrangeira usa para vender neste mercado. Se possível continuar no mesmo caminho traçado, torna-se uma via mais interessante para o seu negócio.

A logística é mais um dos principais pontos da cadeia de valor em um processo de internacionalização, assim como conhecer detalhadamente cada etapa é fundamental para que não aconteçam falhas que acabariam por causar uma infelicidade ao cliente. Nesse sentido, organizações que prestam serviços de consultoria internacional realçam que a logística e a alfândega  são aspectos essenciais que a organização deve ter em conta, com antecedência, para implementar a sua estratégia de posicionamento em um novo mercado.

Quando começam a exportar em fase de inicial, as PME optam frequentemente por não assumir o transporte das suas mercadorias e deixar que o seu parceiro no país de destino assuma esta responsabilidade. Autores defendem que nunca devemos atribuir ao parceiro, pois conhecer e apoiar este processo é mais uma ferramenta comercial que gera confiança.

Entre os benefícios de tais delegações, destaca-se que normalmente um distribuidor já conhece os seus clientes, tem sua confiança e também facilita na questão administrativa. Pelo contrário, a principal desvantagem desta opção é que não se tem acesso aos dados dos consumidores, uma vez que são clientes finais da organização local.

É essencial para as empresas estar plenamente cientes das implicações dos incoterms: regras do comércio internacional que determinam as responsabilidades e direitos assumidos por cada parte no transporte internacional. 

Os especialistas concordam que o desconhecimento é um dos grandes riscos que uma empresa enfrenta ao definir o objetivo de entrar num mercado externo. Por isso, é necessario levar em conta desde a parte técnica do comércio exterior até a adaptação cultural, e não só no produto. 

Adaptado de: Jesús de Las Casas, Madrid, no jornal Expansión y Empleo.

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