Nova dinâmica entre a Rússia e Portugal
Hoje, dia 28 de Maio 2019, realizou-se a Assembleia Geral da CCILR-Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa, onde foram eleitos os órgãos sociais para o triénio 2019-2021, que contou com a presença do Senhor Embaixador da Federação Russa em Portugal, sua excelência Senhor Mikhail L. Kamynin e do Senhor Conselheiro Económico Sergey Baldin.
Um conjunto de empresas Portuguesas e Russas focadas em promover as relações comerciais entre ambos os países, tais como o GazpromBank , a COSEC, a Optimistic Plus, a Novabase, a Positiv Number, Eduardo Serra Jorge & Maria José Garcia-Sociedade de Advogados, Orangeways, a Moneris, a Garvetur, a TaxLibris e a Airelimestones, entre outras, integram a CCILR que elegeu Bruno Valverde Cota como Presidente da Direção e Svetlana Bilous como Secretária Geral da CCILR.
Esta Câmara é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como principal atividade o fomento das relações comerciais entre empresas dos países de língua oficial Portuguesa e as empresas Russas, sendo o seu principal objetivo o auxílio a empresas nos seus processos de internacionalização para o mercado da Federação Russa e para, ou, no mercado lusófono, através dos vários serviços e rede de contactos que dispõem. Segundo Bruno Valverde Cota, o recém-eleito presidente da direção, "como entidade que visa auxiliar as empresas a expandirem-se no mercado Luso-Russo, a CCILR procura ser o espelho de frutíferas relações mantidas entre estes dois países amigos há 240 anos".
É uma Câmara Bilateral e tem linhas de orientação não apenas no âmbito económico e multissectorial, mas também no campo cultural e social. "São duas culturas e línguas diferentes, tão ricas que não podemos ficar indiferentes", referiu Bruno Valverde Cota. "Temos que promove-las, partilhá-las e desenvolver ações concretas em conjunto com as Autoridades de ambos os Países".