Localização, Globalização, Internacionalização: Qual é a diferença?
Localização, globalização, internacionalização: todos estes conceitos soam como conceitos semelhantes, e de facto muitas pessoas utilizam-nos frequentemente de forma intercambiável. No entanto, distinções subtis distinguem-nos. Compreender as diferenças é fundamental para qualquer pessoa encarregada de ajudar uma empresa a "tornar-se global" - e assegurar que a sua mensagem de marca ressoe globalmente.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
A globalização refere-se a qualquer actividade que aproxima os povos, culturas e economias de diferentes países. Nos negócios, "globalização" refere-se a práticas pelas quais as organizações se tornam mais ligadas aos seus clientes em todo o mundo. Isto inclui qualquer aspecto de operar em diferentes mercados nacionais, desde a concepção de produtos até ao marketing.
Se isso ainda é um pouco vago para si, aqui estão exemplos da globalização no mundo dos negócios:
- Mercados online como o eBay e o Amazon facilitam a compra de produtos de empresas ou indivíduos do outro lado do planeta. Mesmo os produtos vendidos em lojas tradicionais de tijolo e cimento como a Target fazem frequentemente paragens em vários países diferentes antes de chegarem aos seus destinos finais. Os produtos electrónicos de consumo, por exemplo, são normalmente obtidos a partir de matérias-primas na Índia, fabricados na China, e depois vendidos na América.
Há muitos benefícios da globalização, tanto para as empresas como para os consumidores. O impacto da interconetividade global tem sido um trunfo para a economia mundial nas últimas décadas e aumentou o PIB global de 89,6 biliões de dólares em 2010 para os 149 biliões de dólares previstos em 2021. A globalização veio de mãos dadas com os avanços mais transformacionais do século XX, tais como as viagens aéreas internacionais e a Internet.
O QUE É INTERNACIONALIZAÇÃO?
A internacionalização é uma estratégia empresarial que envolve tornar os produtos e serviços tão adaptáveis quanto possível, para que possam facilmente entrar em diferentes mercados nacionais. Isto requer frequentemente a assistência de especialistas na matéria. A internacionalização é por vezes abreviada para "i18n", onde 18 representa o número de caracteres na palavra.
Os produtos destinados a serem utilizados por falantes de várias línguas são normalmente submetidos a um processo de internacionalização. Por exemplo, a IKEA internacionaliza as instruções de montagem do seu mobiliário utilizando apenas diagramas e ilustrações, sem incluir qualquer texto que precisaria de ser traduzido. Os produtos com instruções que requerem tradução são ainda muitas vezes escritos com o objectivo de serem o mais culturalmente neutros possível. Isto, claro, é mais fácil de dizer do que de fazer.
No caso de produtos de software e electrónica, a internacionalização envolve uma série de preocupações diferentes:
- Codificação de dados: A codificação de caracteres ASCII é suficiente para textos na maioria das línguas da Europa Ocidental. No entanto, as línguas que utilizam alfabetos não latinos, tais como russo, chinês, hindi e coreano, requerem codificações de caracteres maiores como Unicode.
- Suporte de hardware: Os designers de software devem considerar que certos dispositivos de hardware podem não estar disponíveis em todos os países.
- User interface: If a software application will be translated into multiple languages, the user interface needs to include enough space for the text in all of these languages.
O QUE É LOCALIZAÇÃO?
A localização é o processo de adaptação de um produto a um mercado-alvo específico. Isto acontece normalmente após a internacionalização ter tido lugar. Onde a internacionalização desenvolve um produto que é fácil de adaptar para muitos públicos em muitos países diferentes, a localização leva esse produto e torna-o altamente relevante para um mercado específico.
Como mencionado, o McDonald's opera mais de 30.000 restaurantes em 100 países. A sua expansão mundial é um exemplo de globalização. Pela sua concepção, a empresa cria um menu adaptável a vários gostos e costumes locais. Esta política é um exemplo de internacionalização.
Muitos dos restaurantes McDonald's em Israel servem comida e bebida kosher e fecham durante o Sábado e feriados judaicos. O McDonald's abriu também um restaurante sem carne na Índia, um país em que grande parte da população não come carne de vaca ou de porco. Em ambos os casos, o McDonald's manteve a sua identidade de marca global, mas adaptou os seus produtos e serviços aos mercados locais. Estes casos exemplificam a localização.
A diferença entre Globalização, Internacionalização e Localização:
A globalização refere-se aos processos pelos quais uma empresa traz o seu negócio para o resto do mundo.
A internacionalização é a prática de conceber produtos, serviços e operações internas para facilitar a expansão nos mercados internacionais.
A localização é a adaptação de um determinado produto ou serviço a um desses mercados.
Sempre que se prevê expandir um produto para múltiplos mercados nacionais ou mesmo regionais, é necessário considerar a internacionalização e a localização. O planeamento destes processos antes do início do projecto irá ajudá-lo a conceber produtos que satisfaçam os utilizadores de todas as regiões, culturas e línguas.
A Lionbridge tem mais de duas décadas de experiência na produção e adaptação de conteúdos para audiências internacionais. Quer pretenda internacionalizar o seu produto ou localizar o seu website, a nossa equipa de especialistas pode ajudá-lo a desenvolver um produto e uma mensagem que ressoe em todo o mundo.
Para mais informação acesse LIONBRIDGE