Internacionalização de empresas
A internacionalização é cada vez mais reconhecida como uma estratégia necessária e extremamente valiosa, uma vez que está relacionada com os agentes envolvidos na globalização.
A internacionalização ocorre quando uma empresa desenvolve actividades para além dos limites geográficos do seu país de origem, constituindo um processo de grande importância para as empresas multinacionais, pois permite-lhes utilizar novos canais de distribuição, ter acesso a várias matérias-primas e partilhar o risco das operações com outros mercados.
A internacionalização permite à empresa explorar melhor e colher os benefícios da inovação presente nas operações da empresa, gerando vários benefícios para a organização. Pode também apresentar vantagens para a diversidade de ambientes em que opera e vantagens de custos, uma vez que tem um maior volume de operações e uma maior capacidade de fazer face a economias de escala. Uma das vantagens é a presença de empresas em vários países, com grande capacidade para fazer maiores investimentos em fábricas, gerando actividades que criam valor em diferentes locais.
As empresas criam diferentes estratégias para o seu plano de internacionalização, para gerar economias de escala, expandir e diversificar o seu mercado, conseguir uma utilização eficiente dos recursos, controlar os riscos políticos e financeiros. Em busca de um mercado com novos consumidores finais, recursos naturais, eficiência, consolidação de valor global e conhecimento, a sua forma de expansão tende a expandir-se.
Um objectivo muito importante para as empresas com o plano de expansão internacional, é ter acesso a novos conhecimentos e activos específicos da sua localidade de destino. A internacionalização permite à empresa adquirir novos conhecimentos para satisfazer as necessidades dos clientes, e para responder aos seus concorrentes nos mercados estrangeiros.
No processo de internacionalização, são adquiridos conhecimentos adicionais que podem ser utilizados para desenvolver novos produtos e tecnologias, melhorando a imagem de marca não só no mercado estrangeiro, mas também no mercado principal.
O investimento em países estrangeiros é um processo que envolve várias e paralelas actividades, incluindo a tomada de decisões pelos profissionais da empresa. Estes profissionais devem analisar quando é o seu melhor momento para continuar o processo e destino de expansão. Considerando que existem alguns factores (como a estrutura organizacional e a área onde a empresa opera), eles podem adoptar diferentes estratégias de internacionalização.
Uma vez estabelecida a empresa no novo país, os gestores devem saber trabalhar em diferentes mercados e acrescentar valor a novos intervenientes.
A internacionalização está a ser mais explorada nestes últimos anos. O conceito de velocidade de internacionalização refere-se ao tempo necessário para a expansão internacional de uma empresa e à relação entre o processo e o tempo. Este processo não é um fenómeno uniforme: uma grande internacionalização não significa necessariamente uma melhor orientação global. O grau de Investigação e Desenvolvimento (I&D) é um indicador do nível de internacionalização da empresa e é reconhecido como uma estratégia importante para que as empresas promovam as suas capacidades tecnológicas e resultem em melhores vantagens competitivas.
Acção multinacional bem sucedida baseada na obtenção de um equilíbrio entre a absorção de vantagens competitivas no mercado, integrando ao mesmo tempo o melhor dos recursos locais e as circunstâncias competitivas para alavancar estas competências nucleares para a máxima eficácia estratégica. A compreensão destas acções demonstra a relevância da internacionalização para o desempenho empresarial.
Fonte: Companie's Perfomance on the Internationalization Process