Indicadores avançados já mostram quebra da economia em janeiro
Os indicadores de curto prazo desenvolvidos pela OCDE e o Banco de Portugal para a crise pandémica mostram uma nova quebra da economia portuguesa em janeiro por causa do confinamento.
Com o confinamento que arrancou em janeiro a atividade económica do país voltará a sofrer um tombo, mas os economistas antecipam que a queda será inferior à do confinamento do ano passado. Ainda que o valor final só se seja conhecido em maio quando for revelado o PIB do primeiro trimestre, já é possível ter uma primeira medição do choque das restrições na economia portuguesa no início de 2021 recorrendo aos novos indicadores mais reativos que foram desenvolvidos para medir o pulso à crise pandémica.
Confinamento provoca "deterioração marcada" da economia
Esse é o caso dos indicadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Banco de Portugal. No caso do "tracker" semanal da OCDE (ver gráfico abaixo), o nível de atividade económica em Portugal caiu em janeiro (cerca de -13%), perto do nível registado em junho mas ainda longe dos piores registos de abril de 2020 (entre -20 a -30%). O mais curioso do gráfico da Organização é uma possível inversão da curva, mostrando uma subida nos últimos dias, mas é preciso recordar que estes indicadores são muito sensíveis.
Fonte: https://eco.sapo.pt/2021/02/01/indicadores-avancados-ja-mostram-quebra-da-economia-em-janeiro/