Estados Unidos gera oportunidades de 483 milhões de euros para exportadores portugueses
Através de um pacote de estímulos de 19 mil milhões de dólares, o Congresso Norte-Americano vai criar oportunidades adicionais de 483 milhões de euros para os exportadores portugueses até 2022.
O novo pacote de estímulos à economia norte-americana aprovado pelo Congresso vai criar oportunidades adicionais de 483 milhões de euros para os exportadores portugueses até 2022, indica esta terça-feira uma estimativa da Euler Hermes.
De acordo com esta companhia de seguros de créditos, acionista da COSEC, o recente pacote de estímulos aprovado pelo Congresso norte-americano irá beneficiar sobretudo os setores da energia, serviços, têxtil e a indústria química. A Euler Hermes estima ainda que "o incentivo de 1,6 biliões de euros à economia norte-americana tenha, durante o mesmo período, um impacto de 0,1% no Produto Interno Bruto português (PIB)".
Segundo um estudo publicado "The irony of Biden's super stimulus: USD360bn
for exporters around the world", este estímulo terá um impacto total de cerca de 302.000 milhões nas exportações por todo o mundo, onde se inclui mais de 81.000milhões isto apenas da Europa Ocidental. A zona com mais ganhos potencialmente neste sentido, sabendo que deste impacto será sentido desde já em 2021.