Empresas estão mais confiantes nas exportações, mas não chega para superar vendas de 2019

12-07-2021

As empresas em Portugal estão mais confiantes quanto às exportações de bens este ano. Mesmo assim, a confirmarem-se as expectativas dos empresários a venda de bens ao exterior ficará ainda mais de 10% abaixo de 2019.

As empresas em Portugal estão mais confiantes quanto à sua capacidade de exportação de bens este ano: acreditam que vão vender mais 7,2% do que no ano passado. Ainda assim, mesmo que estas expectativas se confirmem, as exportações ainda vão ficar 10,6% abaixo dos valores pré-pandemia. Os dados foram publicados esta segunda-feira, 12 de julho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As expectativas dos empresários foram atualizadas em maio, face às primeiras previsões que tinham sido recolhidas em novembro do ano passado. Conforme explica o INE, os resultados desta segunda avaliação mostram expectativas de um aumento de 7,2% das exportações de bens este ano, quando comparado com 2020. As empresas esperam aumentos de 7,5% nas exportações para os países extra-comunitários, e de 7% para os mercados da União Europeia.

Fonte: Jornal de Negócios