Economia portuguesa está preparada para responder aos clientes externos
28-09-2020
O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, disse hoje, na Lousã, que a economia portuguesa está a ultrapassar a primeira fase da pandemia da covid-19 e preparada para responder aos pedidos dos clientes externos.
"As exportações estão a cair face ao ano passado, com o setor de bens com um comportamento melhor do que o setor de serviços, claramente a recuperar para padrões idênticos a 2019, em que a diferença em julho foi de apenas 7% para julho de 2019", disse o governante, no final de uma visita à empresa J. Carranca Redondo, que produz o Licor Beirão, no distrito de Coimbra.
Para o secretário de Estado da Internacionalização, que terminou na Lousã uma deslocação de dois dias aos distritos de Porto e Coimbra, no âmbito da iniciativa 'Portugal Open for Business', "uma queda de 7% seria sempre muito, mas neste momento já é uma recuperação".
Segundo Eurico Brilhante Dias, existem boas expetativas em relação a agosto e setembro, sendo que agosto "já foi um mês com menos férias e, por isso, o nível de produção e resposta foi superior até a meses de outros anos".
O governante não escondeu que o setor dos serviços no turismo e no transporte aéreo continua com muitas dificuldades devido à "mobilidade muito condicionada".