Crescimento da exportação de vinhos portugueses
Crescimento da exportação de vinhos portugueses chega aos 19,3% no primeiro semestre
As exportações totais de vinhos portugueses registaram um crescimento de 19,3% em valor no primeiro semestre de 2021 em relação a igual período do ano passado, revela a ViniPortugal - Associação Interprofissional do Vinho. De acordo com os dados da associação, verificou-se, no mesmo período, uma subida de 4,2% no preço médio.
Neste semestre, os Estados Unidos da América (EUA) e o Brasil são os principais destaques, com crescimentos próximos dos 10 milhões de euros em cada um deles. Para estes dois países as exportações aumentaram 22,2% e 42,3%, respetivamente. As exportações para terras norte-americanas totalizaram 54,7 milhões de euros e cerca de 32 milhões para o Brasil.
No entanto, França continua a ser o país para onde Portugal mais exporta os seus vinhos, tendo registado uma subida de 14,5%, totalizando 56,7 milhões de euros. Seguem-se os EUA, o Reino Unido (quase 33 milhões de euros e uma subida de 12,8% em relação ao período homólogo de 2020), o Brasil e a Alemanha (28 milhões de euros e um crescimento de 14,4%).
Fonte: Distribuição Hoje