Aumento das disparidades sociais ameaça economia nos próximos três a cinco anos, alerta o WEF

19-01-2021

O Fórum Económico Mundial avisa que a pandemia está a aumentar as disparidades sociais que irão ameaçar as economias. É uma lição para outros riscos futuros como a emergência climática.

Para o Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla inglesa) 2020 trouxe uma lição para todos os países sobre os "efeitos catastróficos" que comporta ignorar os riscos de longo prazo, como é o caso das doenças infecciosas. No Global Risks Report 2021 divulgado esta terça-feira, a organização assinala consequências como o aumento das disparidades sociais, o que ameaçará a economia nos próximos três a cinco anos e que irá enfraquecer a estabilidade geopolítica mais à frente.

Se a pandemia de Covid-19 foi uma chamada de alerta para os governos, o WEF continua a considerar que a emergência climática está no topo dos riscos tanto na probabilidade de se concretizar como no impacto que pode ter na próxima década nas sociedades e nas economias. O relatório dedicado aos riscos é publicado todos os anos antes do encontro de Davos (na Suíça) que em 2021 irá realizar-se via live streaming pela primeira vez.

Para mais informação: https://eco.sapo.pt/2021/01/19/wef-diz-que-pandemia-e-uma-licao-para-riscos-futuros-como-o-ambiente-e-a-desigualdade-embargo-dia-19-9h30/