90% do PIB e 80% dos portugueses em semiconfinamento

16-11-2020

A partir desta segunda-feira, 191 concelhos do continente ficam com regras mais apertadas de circulação. É neste grupo que se concentram 82% da população e 88% da riqueza produzida

O Governo decidiu alargar a mais concelhos as regras apertadas de circulação, passando de 121 para 191, os municípios em confinamento parcial. E isso significa que a partir desta segunda-feira, 82% dos portugueses terão os movimentos condicionados, com o recolher obrigatório entre as 23 horas e as 5 da manhã de segunda a sexta-feira, e a partir das 13 horas no próximo fim de semana.

De acordo com os cálculos do Dinheiro Vivo, estas medidas abrangem cerca de 8,5 milhões de pessoas. Estas regras mais severas aplicam-se apenas aos concelhos do continente e, se tomarmos apenas este universo, significa que neste território mais de 86% dos seus residentes vão estar sob medidas mais apertadas. 

Nestes 191 concelhos agora sob maiores restrições encontra-se a esmagadora maioria das empresas do País, contando-se as maiores e mais importantes. No levantamento feito pelo Dinheiro Vivo, é nestes territórios que se produz 88% da riqueza do país.

Nos 191 concelhos sob confinamento parcial existem mais de um milhão de empresas, que correspondem a mais de 81% das firmas existentes no País. 

O concelho de Lisboa lidera no número de empresas e no valor de riqueza criada. Na capital existem 115,6 mil firmas que são responsáveis por mais de 23,1 mil milhões de euros, ou seja, mais de um quarto (23,4%). Não quer dizer que a produção esteja localizada na capital. 

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/90-do-pib-e-80-dos-portugueses-em-semiconfinamento-13038454.html