A globalização digital e o seu impacto na economia mundial
A globalização digital é uma nova forma de globalização. Está a provocar mudanças relevantes no modo de conduzir os negócios além-fronteiras, no fluxo de benefícios económicos, e no alargamento da participação de todos os players do mercado.
O crescimento da recolha de dados (Big Data) e de toda a informação relacionados com a globalização digital determina que as futuras ligações económicas, financeiras e sociais globais aumentem através de plataformas digitais. A Covid-19 está a causar um choque na economia global, que se está a revelar mais rápido e mais grave do que a crise financeira global de 2008. Se a atual crise está a empurrar para uma certa "desglobalização", ao mesmo tempo, a Covid-19 representa um desafio e uma alavanca para a globalização digital e a transformação digital das economias.
A globalização digital no século XXI é fomentada essencialmente pelas novas tecnologias digitais e caracterizada por estar a acelerar e aumentar os fluxos de dados e informação em torno do mundo. No processo de digitalização das economias, os fluxos globais de dados estão a aumentar e as plataformas digitais permitem a participação de mais países e empresas mais pequenas.
Como salientado no Relatório do McKinsey Global Institute de 2016, os fluxos transfronteiriços de dados também estão a aumentar (por exemplo, a largura de banda transfronteiriça tem crescido 45 vezes desde 2005 e atualmente a operacionalização da rede 5G está cada vez mais evidente). Os fluxos globais de dados consistem principalmente em informação, pesquisas, comunicações, transações, vídeos, e tráfego intra-empresas. E eles por si só sustentam e permitem praticamente qualquer outro tipo de fluxo transfronteiriço.
Mais informação em: