A economia portuguesa registou o segundo maior crescimento na UE no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 4,9% no segundo trimestre deste ano, de acordo com o Eurostat.
A economia portuguesa cresceu 4,9% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior. Este foi o segundo maior aumento entre os países da União Europeia no segundo trimestre de 2021, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat esta terça-feira.
Apenas a Irlanda está à frente de Portugal em termos de crescimento, com um aumento de 6,3%. A completar o pódio está a Letónia (4,4%), seguida de perto pela Estónia (4,3%). No extremo oposto, foram observadas diminuições em Malta (-0,5%) e na Croácia (-0,2%).
Já ao olhar para a média da UE, o PIB aumentou 2,1% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o trimestre anterior. Na zona do euro, o crescimento trimestral foi de 2,2%. Isto segue-se a quedas de 0,1% e 0,3%, respectivamente, no primeiro trimestre deste ano.
A despesa de consumo final das famílias foi um dos itens que mais contribuiu para o crescimento registado nos estados membros. Durante o segundo trimestre de 2021, aumentou 3,7% na zona Euro e 3,5% na UE. Entretanto, a despesa de consumo final das famílias aumentou 1,2% em ambas as zonas.
Quanto ao saldo externo, este acabou por ser praticamente neutro para ambas as zonas, com as exportações a crescerem quase tanto como as importações. Por outro lado, a contribuição das alterações nos inventários foi ligeiramente negativa para a zona euro e neutra para a UE.
Fonte: AICEP