Equipa

 

Ashkan Hosseinzade é o representante da Optimistic nos países do Golfo Pérsico. É especialista em temas de energia e managing director de uma empresa de energia. É licenciado em engenharia das tecnologias pela University of Ferdowsi in Mashhad. Com mais de 25 anos de experiência em actividades  de engenharia, colabora mais frequentemente com a Optimistic em áreas de "procurement" e "contracting". Ao mesmo tempo tem vindo a desenvolver desde 2010 um conjunto de minas e de pedreiras, descobertas por si.

É trustee na "IT Society of Engineers Kh-Razavi Providence" no irão e administrador da empresa TNTD Co e Polygon.

Bruno Valverde Cota é Partner e CEO. Com mais de 20 anos de experiência profissional na área da banca, é Presidente do Russia-Portugal Business Club, Conselheiro no Russia-Iran-Portugal Business Council, membro do Conselho de Gestão do México Portugal Business Connect, Representante para o Alentejo da Camara de Comércio Polónia Portugal e membro do Conselho Cientifico do Instituto de Superior de Gestão Bancária do IFB. Doutorado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, participou no Leading High Impact Learning: building Human Capital Strategies do IMD Business School. Com experiência a trabalhar em Angola através da Primavera Academy, tendo sido durante alguns anos docente no miniMBA em Gestão, é também autor, co-autor e coordenador de mais de 14 livros nas áreas de Marketing, Estratégia e Comunicação. Considerado pelo International Biographical Centre of Cambridge um dos "Outstanding Intellectuals of the 21st Century 2010", integrou também o ranking do "Top 100 Educators 2010". 

Dhirendra V. Singh é o representante do Grupo Optimistic na Índia. É também o Diretor Geral da Genelife Clinical Research. Iniciou a sua carreira na área de desenvolvimento de medicamentos no Instituto de Pesquisas de Hematologia e Oncologia Molecular, na Alemanha. Com 14 anos de experiência profissional em Pesquisa Clínica, as suas habilidades e talentos cresceram com a experiência em pesquisa clínica, gestão de projetos, planeamento de novos negócios, técnicas de redução de riscos e desenvolvimento de negócios. Foi também Coordenador de Projeto e Consultor de Projetos até chegar a Director. 

 

Felizardo Cota é Partner e CFO. Com mais de 40 anos de experiência profissional, nas áreas da contabilidade, financeira, da banca e do sector social. Foi Director de zona no BNU, Director no Banco Comércio e Indústria e Director no Banco Santander Totta. 

Foi administrador da Fundação Rotária Portuguesa, sendo actualmente membro do conselho de Curadores e do Conselho Consultivo. É voluntário na Cáritas Portuguesa e integra a administração do centro Hellen Keller.

 
Gualter A. Tomé Dias é o representante do Grupo Optimistic no Brasil, Engenheiro Mecânico pela Universidade do Rio de Janeiro, pós graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica, mais de 40 anos de experiência em gestão de empresas brasileiras e multinacionais em diversos segmentos.
 
 

José Marques Oliveira é Administrador da Optimistic e tem a seu cargo o acompanhamento e controlo dos investimentos e projectos. Com uma formação muito ligada à indústria, tirada na Escola Naútica Infante D. Henrique, dedicou uma grande parte da sua vasta carreira profissional, de mais de 30 anos, à indústria metalomecânica e metalúrgica, com um enfoque forte nas máquinas marítimas e estaleiros/marinas.

Com uma experiência internacional de destacar, nomeadamente em Angola, Diplomado em PNL e detentor de skills comportamentais relevantes, fazem dele um excelente lider de equipas e uma referência nos grupos de trabalho.

Pavel Petrovskiy é o representante do Grupo Optimistic na Federação Russa. É Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário. Trabalhou em várias missões diplomáticas, tais como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa na República de Mali e República de Niger (1992-1996), Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa em Republica de Mali e Republica de Moldávia (1999-2003), e também Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa em Portugal (2007–2013). Foi também responsável de vários departamentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa e recebeu "awards" para "diplomatic achievements". É especialista em relações internacionais e em abordagem diplomatica aos negocios, aliando a sua experiencia valiosa na cooperação empresarial entre os países.

Ricardo Fernandes é o Director Comercial da Optimistic. Ricardo tem formação na área de Engenharia de Sistemas de Telecomunicações e Eletrónica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Com background e experiência de 16 anos no retalho especializado, passando por insígnias como a Sonae e o El Corte Inglês, Ricardo apresenta valências na organização e gestão de equipas, mercadorias, contacto com cliente e seu acompanhamento, evolução dos mercados e constante atualização de conhecimentos. Fluente em Inglês e Espanhol, tem por hobbies a música e a paixão do futebol.

Rui Manuel Trindade Séca, é o representante do Grupo Optimistic para África, Consultor Jurídico Sénior, Licenciado pela Faculdade de Direito em Coimbra – Portugal, com mais de 20 anos de experiência em advocacia e também com mais de 10 anos nos setores das telecomunicações, postal, electrico e Recursos Hídricos. Prestou consultorias para o Banco Mundial, FAO, PNUD e COMIFAC e intercâmbios vários nos países de África Central e Ocidental. 

Svetlana Bilous é a directora International, responsável pelo desenvolvimento dos novos negócios na Europa Oriental e Rússia. Possui Mestrado em Línguas pela Universidade Estatal de Moscovo Lomonosov e em Psicologia no ISCTE e fez Investigação em Ciências Politicas e Globalização na Universidade do Algarve.

Com mais de 10 anos de experiência ligada a projectos internacionais em trading (exportação, marketing, eventos, comunicação) e educação (formação, workshops, cursos especializados), tem dedicado a sua área de abordagem ao estabelecimento de ligações entre Rússia, Europa Oriental e América do Norte.